Uma consulta ao dentista pode salvar sua vida

Uma nova pesquisa da Oral Health Foundation mostra que 40% das pessoas são capazes de identificar os principais sintomas relacionados ao câncer de boca, que incluem úlceras na boca sem cicatrização, manchas vermelhas ou brancas na boca e nódulos e inchaços incomuns.

cancer de boca

O Dr. Nigel Carter, CEO da Oral Health Foundation, falou sobre estas descobertas alarmantes: os casos de câncer de boca aumentaram em 39% somente na última década e em 92% desde os anos 70. É um dos poucos casos de câncer que está aumentando e, portanto, algo que todos nós precisamos estar cientes.

Infelizmente, as taxas de sobrevivência também não melhoraram nos últimos 20 anos, por isso é de vital importância que todos tenham mais cuidados bucais. O câncer de boca pode afetar qualquer pessoa, por isso todos devem ser capazes de reconhecer e agir nos primeiros sinais de alerta. O diagnóstico precoce ajuda a salvar vidas que de outra forma poderiam ser perdidas para esta terrível doença.

O diagnóstico precoce transforma as chances de uma pessoa de vencer a doença de 50% para 90%, por isso é crucial que todos saibam o que procurar. Se você tiver algum dos sinais de alerta de câncer de boca, é de vital importância que visite seu dentista imediatamente, isto pode salvar sua vida.

A grande preocupação é a revelação de que quase um em cada cinco (18%) pessoas entrevistadas disseram que não buscariam ajuda de um dentista ou médico se tivessem uma úlcera na boca com duração superior a três semanas.

A Oral Health Foundation também descobriu que a conscientização sobre o que nos coloca em risco de câncer de boca também é assustadoramente baixa. Cerca de um em cada cinco (22%) não associou fumar ao câncer de boca, enquanto pouco menos da metade (45%) não considerou que o consumo de álcool em excesso estivesse ligado à doença.

Mais de quatro em cinco (81%) também não sabiam que o HPV era uma causa de câncer de boca. O HPV (o papilomavírus humano) é uma doença sexualmente transmissível e muitos o associaram ao aumento acentuado do número de cânceres de boca.

Seu dentista deve ser o primeiro a ser chamado para quaisquer problemas ou mudanças que ocorram dentro da boca. Ele o examinará visualmente em busca de sinais de câncer de boca durante um check-up odontológico. É a oportunidade perfeita para falar com ele sobre os sinais, sintomas e causas do câncer de boca e descobrir como se auto-examinar em casa.