Cigarro eletrônico causa perda prematura de dentes?

Cigarros eletrônicos são vendidos como uma forma segura de abandonar o hábito de nicotina. No entanto, estudos recentes sugeriram as implicações perigosas de cigarro eletrônico no corpo.

Ao contrário da crença popular, o cigarro eletrônico tem efeitos prejudiciais à saúde - incluindo condições sistêmicas e orais. Embora não contenha tabaco, ainda fornece uma grande quantidade de nicotina com a ajuda de aerossol ou vapor.

Enquanto os aerossóis são confundidos com vapores de água inofensivos, esse vapor contém uma grande quantidade de nicotina, produtos químicos tóxicos e partículas ultrafinas de metais pesados. Esses produtos químicos têm sido associados a doenças respiratórias, câncer, distúrbios cardiovasculares e problemas de saúde bucal.

Cigarros eletrônicos e suas implicações na saúde bucal

Embora os cigarros eletrônicos sejam responsáveis ​​por várias condições bucais, incluindo doenças das gengivas, cáries, boca seca, sensibilidade dentária e retração das gengivas, isso pode contribuir para a perda dos dentes.

Essa é uma perda irreversível de dentes devido as más condições de higiene bucal. A perda dos dentes posteriores pode resultar na incapacidade de mastigar adequadamente. A perda dos dentes da frente pode criar um impacto significativo na estética geral e na aparência da face. A perda de dentes também pode prejudicar a fala e afetar as atividades cotidianas.

Doenças da gengiva

O efeito prejudicial mais comum do cigarro eletrônico na saúde bucal é a inflamação gengival. O uso excessivo pode resultar em gengiva inchada e sangramento nas gengivas, deixando-as vulneráveis ​​a infecções. Se a condição persistir, a inflamação também envolve os tecidos periodontais. O osso ao redor do dente começa a reabsorver, resultando em mobilidade do dente. Assim, se as medidas adequadas não forem tomadas, a condição logo leva à perda do dente.

Cáries dentárias

As cáries são geralmente o resultado da placa que corrói a superfície do dente com um ataque ácido. Esses açúcares são os culpados por trás de um ataque. Portanto, se o vapor contiver açúcares, há uma chance maior de desenvolver cárie.

Perda óssea

A nicotina pode promover o ranger de dentes em alguns usuários. O ranger dos dentes pode corroer a superfície do esmalte a tal ponto que não resta mais esmalte. Se o hábito não for interrompido, as consequências podem levar à perda resultante da perda do dente.

Embora o cigarro eletrônico seja considerado uma opção razoavelmente segura - a verdade está longe disso.