Tártaro nos dentes. O que é? O que causa o tártaro? Como evitar?

Os dois principais problemas que podem ocorrer se não dermos atenção à higiene bucal são cáries e doenças gengivais. Ambas são iniciadas pela presença de tártaro na boca. O tártaro é formado como resultado direto de negligenciar a higiene oral.

O que é tártaro?

O tártaro é uma camada que pode ser encontrada nos dentes a partir da região da gengiva e revestindo a superfície do dente. É uma camada pegajosa de diferentes tipos de bactérias que acabam causando cáries e doenças gengivais.

Se não for removido, o tártaro ficará calcificado, o que significa que irá endurecer e formar uma camada quebradiça.

O que causa o tártaro?

A placa bacteriana é um conjunto de bactérias que se desenvolvem em seus dentes. Quando a placa não é removida por meio da escovação e fio dental, ela se transforma em tártaro que possui uma superfície áspera e retentiva incentivando a formação de mais placa.

Por que o tártaro é prejudicial?

O primeiro aspecto prejudicial de ter tártaro é estético. Os dentes ficam manchados e a camada branca fica feia. No entanto, o segundo aspecto é mais perigoso, pois afeta a saúde. Ter uma camada de tártaro nos dentes e gengivas significa que eles são mais vulneráveis ​​a doenças. À medida que o tártaro cresce na superfície dos dentes, eles começam a se deteriorar e as cáries se formam no esmalte.

À medida que ocorre a calcificação da placa, a substância endurecida causa ainda mais problemas para as gengivas. A inflamação das gengivas pode causar sangramento, descoloração e sensibilidade. O inchaço das gengivas costuma ser acompanhado de mau hálito. As gengivas também podem recuar devido à infecção.

Como eliminar o tártaro

Escovação: escovar os dentes com uma pasta de dente com flúor é uma obrigação. Os dentes devem ser escovados por dois minutos, dando tempo para limpar todas as superfícies de cada dente. Use uma escova de dentes com cerdas macias para não machucar a gengiva.

Uso do fio dental: apenas 40% do tártaro é removido pela escovação. Há placa entre os dentes que é removida pelo uso do fio dental. Os espaços interdentais e áreas sob a linha da gengiva são mais bem tratados durante o uso do fio dental. O ideal é usar fio dental após cada refeição.

Enxaguatório bucal: Use um enxaguatório bucal regularmente após as refeições. Melhor ainda se o enxaguatório tiver flúor. Se você já está lutando contra o tártaro, peça ao dentista que recomende um anti-séptico bucal antibacteriano.

Alimentação saudável: como alimentos ricos em açúcar e amido são um terreno fértil para as bactérias em sua boca, tente evitá-las. Coma alimentos mais saudáveis, como frutas e vegetais crus, que não só fornecem muitos nutrientes ao seu corpo, mas também ajudam na ação de limpeza dos dentes durante a mastigação.

Consultas regulares ao dentista: a maioria das pessoas evita ir ao dentista até que algo esteja errado. Em vez disso, visite o dentista regularmente a cada seis meses. Isso garantirá que nada realmente dê errado com seus dentes. A limpeza profissional também ajuda a prevenir cáries e doenças gengivais.