Remédios caseiros eficazes para a gengivite

A gengivite é o estágio inicial da doença da gengiva, que, por sua vez, pode levar à perda do dente. Felizmente, a gengivite pode ser tratada em casa, mas quais remédios caseiros funcionam melhor?

gengivite

Os sintomas da gengivite incluem gengivas vermelhas, inchadas e inflamadas que podem sangrar quando uma pessoa escova os dentes. A gengivite é comum, apesar do fato de ser evitável.

Este artigo explora os diferentes remédios caseiros disponíveis para tratar a gengivite. Ele também analisa a prevenção de gengivite, as melhores práticas de higiene bucal e quando consultar um dentista.

Remédios caseiros

Para evitar o desenvolvimento de doenças da gengiva, as pessoas devem tratar os sintomas da gengivite assim que as notarem. Um sinal chave são as gengivas que sangram regularmente quando são escovadas ou com o uso do fio dental.

As pessoas podem tentar os seguintes remédios caseiros para tratar a gengivite:

1. Lavagem de água salgada

A água salgada tem qualidades desinfetantes e pode ajudar o corpo a se curar. A pesquisa mostrou que lavar a boca com uma solução de água salgada pode aliviar as gengivas inflamadas causadas por gengivite.

Para usar uma lavagem com água salgada:

• coloque água a fervente num copo e deixe até ficar morno

• misture 3/4 colher de chá de sal na água

• agitar a água salgada em toda a boca

• cuspir a solução

• repetir até três vezes ao dia

2. Bochechos caseiros

Existem vários tipos de enxaguatórios bucais caseiros que as pessoas podem misturar para tratar a gengivite. Esses incluem:

Bochecho de óleo de capim-limão

Para fazer um enxaguante bucal de capim-limão, dilua 2 a 3 gotas de óleo de capim-limão na água. Agite ao redor da boca e depois cuspa. Repita até três vezes ao dia.

Enxaguante bucal de aloe vera

O suco de aloe vera não precisa ser diluído e pode ser usado sozinho, desde que seja puro. Da mesma forma que outros enxaguatórios bucais, as pessoas devem girá-lo na boca e cuspir, repetindo até três vezes ao dia.

Bochechos de sálvia

Para fazer bochechos de sálvia, adicione 2 colheres de sopa de sálvia fresca ou 1 colher de sopa de sálvia seca em água fervente. Cozinhe por 10 minutos, e então coe a mistura e deixe esfriar. Use o líquido resultante como os outros enxaguatórios bucais caseiros.

Bochecho de folha de goiaba

Para fazer enxaguatório bucal com folha de goiabeira, é preciso simplesmente precisam esmagar 6 folhas de goiaba e adicionar 1 xícara de água fervente. A mistura resultante deve então ser fervida por 15 minutos e deixada esfriar. Pode então ser usado, como os outros enxaguatórios bucais caseiros, depois de adicionar uma pequena quantidade de sal.

3. gel de cúrcuma

Gel de cúrcuma pode ajudar a tratar a gengivite.

Gel de cúrcuma está disponível em muitos alimentos saudáveis ​​ou lojas de remédio alternativo. Para usá-lo no tratamento da gengivite, as pessoas devem aplicá-lo nas gengivas e deixar por 10 minutos antes de enxaguar com água e cuspir.

Causas

A gengivite é uma inflamação das gengivas causada por um acúmulo de placas nos dentes. A placa é um depósito pegajoso que as pessoas podem se livrar limpando seus dentes com uma higiene bucal adequada.

A placa pode se acumular ao longo da linha da gengiva. Isso leva à gengivite, marcada por gengivas inflamadas que sangram quando escovadas. Se não tratada, a gengivite pode levar à periodontite. Este estágio mais grave de doença gengival faz com que as gengivas retrocedam.

Pode até mesmo desgastar o osso ao redor, fazendo com que os dentes se tornem instáveis. Em casos graves, os dentes podem começar a cair.

É importante manter uma boa higiene oral e consultar seu dentista regularmente para prevenir a gengivite

Para uma boa higiene bucal:

• escovar os dentes por 2 minutos, duas vezes ao dia

• usar fio dental diariamente para remover partículas de alimentos que levam ao acúmulo de bactérias e placas

• usar enxaguatório bucal

• ingerir uma dieta pobre em açúcar

• parar ou evitar fumar

• faça exames e limpezas regulares.

Às vezes, a placa se acumula mesmo quando as pessoas escovam e usam o fio dental. Isso pode acontecer se eles não estão escovando ou usando fio dental corretamente. O acúmulo pode levar à gengivite.

Seguir as melhores práticas pode ajudar a garantir que a escovação e o uso do fio dental sejam eficazes:

• segurar a escova de dentes em um ângulo de 45 graus

• use pinceladas curtas e circulares

• use pressão média, segure a escova como uma caneta para não forçar demais

• escove cada lado de cada dente

• escove por no mínimo 2 minutos, duas vezes ao dia e após cada escovação use o fio dental

• usar 50 cm de fio dental

• mantenha o fio flácido enrolando-o em torno de um dedo em cada mão

• deslize o fio entre cada dente e ao longo da linha da gengiva para formar uma forma c

Se os tratamentos em casa não funcionarem, é importante consultar um dentista para aconselhamento. Além disso, se alguém tiver inchaço grave ou sangramento na gengiva, deve ir direto ao dentista.

2.119 visualizações0 comentário