Qual é o impacto de sua dieta em suas gengivas?

Todos sabemos que nossa dieta pode influenciar diabetes e doenças cardíacas, mas você conhece o impacto da sua dieta em suas gengivas?

impacto das dietas sobre a gengiva

Açúcar

O açúcar é um dos principais culpados em nossas dietas. O açúcar ajuda a criar um ambiente ideal para as bactérias que causam cáries dentárias ou cavidades. A bactéria cria um ácido que começa a comer através do esmalte dos dentes e causa irritação do tecido das gengivas. À medida que o tecido de gengiva se torna inflamado e inchado, ele se afasta da fonte de irritação.

À medida que a gengiva retrocede, você se torna um candidato muito provável para a perda óssea. É esta periodontite e perda óssea que é a causa mais freqüente de perda dentária em adultos.

Vitaminas e minerais

As vitaminas e os minerais necessários para a saúde óssea também são necessários para a saúde dentária.

- O cálcio não só fortalece os ossos da mandíbula inferior e da maxila (ossos faciais que mantêm os dentes superiores), mas ajuda a endurecer o esmalte. Isso torna mais difícil para as bactérias comerem no dente.

- A vitamina D ajuda o corpo a absorver cálcio e aumenta a densidade mineral óssea.

- O potássio também melhora a densidade mineral óssea e protege o cálcio nos ossos e dentes.

- Fósforo e Vitamina K são outras substâncias que ajudam na saúde óssea.

Além da saúde óssea, essas outras vitaminas desempenham um papel crucial na saúde das gengivas.

- A vitamina C ajuda a manter suas gengivas e os outros tecidos moles de sua boca fortes e saudáveis. Também ajuda a protegê-lo contra os estágios iniciais da doença das gengivas e mantém seus dentes apertados em seus soquetes.

- A vitamina A ajuda suas mucosas a permanecerem saudáveis, prevenindo a boca seca e permitindo uma cicatrização oral mais rápida.

Como você pode ver, a dieta desempenha um papel significativo na manutenção de uma boca feliz e saudável. Além de acompanhar a sua dieta, não se esqueça de escovar os dentes, usar fio dental e visitar seu dentista regularmente.

Para obter mais informações sobre a sua saúde bucal, incluindo dicas rápidas e fáceis sobre clareamento, faça o download do nosso ebook gratuito UM SORRISO BRILHANTE É SEU MELHOR ACESSÓRIO ou, venha nos conhecer na Clinica Kreativ. Se você está procurando um dentista em Belém que se preocupa com o seu conforto, saúde geral e um sorriso perfeito, FALE CONOSCO AGORA. www.clinicakreativ.com.br