Por que o atendimento odontológico é obrigatório para as crianças?

Os grandes pedaços de chocolates e barras de chocolate, bebidas açucaradas etc. não são tão bons para a saúde bucal. Segundo um estudo, cerca de 20% das crianças com idades entre 5 e 11 anos têm pelo menos uma cárie dentária não tratada. Torna-se essencial cuidar de sua saúde bucal antes que se torne uma ameaça.

coração e saude bucal

Você não gostaria que seu filho tivesse um sorriso bonito e brilhante? É preciso um pouco de esforço de sua parte para oferecer a eles excelentes cuidados de saúde bucal. No entanto, a maioria das crianças hesita em visitar seus dentistas. É de sua responsabilidade conscientizá-los da necessidade de manter uma higiene bucal adequada.

7 razões pelas quais o atendimento odontológico é importante?

Mantenha a cárie dentária ausente

Cárie dentária, ou cáries, são formadas devido à ação de bactérias que atuam sobre os restos de alimentos na boca. Eles liberam substâncias químicas que formam a placa, o que causa ainda mais um buraco no dente. A cárie dentária acompanha vários outros problemas de saúde, incluindo dores nos dentes e gengivas, gengivas inchadas, infecções, etc. Se não forem tratadas a tempo, elas podem se espalhar de um dente para outro e podem até causar problemas para comer, conversar, brincar, etc. Algumas crianças passam noites sem dormir devido à dor causada pelas cáries. Se você deseja impedir que seu filho tenha esses problemas, cuide da higiene bucal.

Adeus aos problemas de gengiva

Quando as gengivas ficam inchadas, vermelhas ou doloridas, a forma mais branda de problemas gengivais (gengivite) começa a se abrigar na boca. Você pode imaginar como isso pode afetar drasticamente crianças pequenas. São principalmente causadas por infecções graves nas gengivas, pela ação da placa bacteriana. Outros sintomas são sangrar facilmente as gengivas enquanto escova ou passa o fio dental, inflamação nas gengivas, etc. Então, o que você estava esperando?

Evite o mau hálito

A principal razão para o mau hálito, também conhecido como halitose, é a falta de saúde bucal. O mau hálito não deve impedir que seus filhos interajam com seus pares. Um horário regular de higiene bucal deve ser estabelecido para promover uma melhor saúde das gengivas e dentes. Isso também evitaria o mau hálito.

Corpo saudável em geral

Você sabia que a saúde de seus dentes, gengivas e boca afeta a saúde geral do seu corpo? As doenças dentárias, especialmente as gengivas, podem levar a sérios riscos à saúde, como derrame, diabetes, doenças cardíacas, etc. Embora as chances sejam pequenas em crianças, quem gostaria de correr riscos tão grandes assim?

Detectando problemas orais precocemente

Seu dentista pode diagnosticar seus problemas dentários com antecedência suficiente, para evitar mais danos. Ele pode lhe dizer várias maneiras, para manter os problemas dentários afastados, através de uma rotina odontológica saudável. Se os problemas orais forem detectados precocemente, eles poderão ser tratados a tempo.

Saúde eficaz dos próximos dentes secundários

Algumas pessoas pensam que os dentes decíduos das crianças cairão algum dia. Então, eles não prestam muita atenção a isso, pensando que são temporários. No entanto, aqui está o clique: os dentes decíduos determinam quão bem os dentes secundários do seu filho crescem. Portanto, há um investimento a longo prazo, quando se trata de cuidar da saúde bucal do seu filho pois pode levar a sérios problemas no futuro.

Sorriso brilhante

O amarelamento dos dentes está deixando seus filhos um pouco menos confiantes em relação ao sorriso deles? O seu bebê perdeu o sorriso com dor oral contínua? Bem, em qualquer uma dessas circunstâncias, você terá que verificar mais de perto a higiene bucal.

Passos para cuidar da higiene bucal do seu filho

 Agende uma visita ao dentista: se você ainda não viu o seu dentista nos últimos 6 meses, é hora agora. Além disso, é recomendável levar seu bebê ao dentista assim que completar um ano de idade.

 Mantenha a cárie dentária longe das mamadeiras - as crianças costumam dormir com as mamadeiras e as bactérias mantêm suas ações vivas. É importante não deixá-los dormir com as mamadeiras na boca.

 Coma saudavelmente, evite muita comida açucarada: sem dúvida, a comida que você come determina sua saúde bucal. As crianças devem ser mantidas afastadas de alimentos açucarados, como sorvetes, chocolates, doces, bebidas com sabor e assim por diante. Mesmo fast-food também pode ser prejudicial à sua higiene bucal.

 Escovar duas vezes por dia é essencial: ensinar hábitos saudáveis ​​desde o início será benéfico para os resultados a longo prazo. Escovar remove os detritos da boca e também ajuda a limpar a placa.

 Incentive o uso do fio dental e do enxaguatório bucal anti-séptico: Escovar sozinho às vezes pode não remover as partículas de comida entre os dentes. Uso do fio dental pode ajudá-lo a se livrar deles. É sempre bom criar o hábito de usar fio dental pelo menos uma vez por dia. Você também pode deixá-los usar um enxaguatório anti-séptico para conter bactérias, infecções e mau hálito.