Por que compartilhar sua escova de dentes é uma péssima ideia

Apesar de ser uma má notícia para sua saúde, um em cada quatro parece disposto a compartilhar sua escova de dentes com outras pessoas, de acordo com os resultados de um novo estudo.

A pesquisa descobriu que mais de um quarto da população admite que compartilharia sua escova de dentes com um membro da família, amigo, parceiro, vizinho ou celebridade.

A pesquisa mostra que os homens são significativamente mais propensos a permitir que outra pessoa pegue emprestada sua escova de dentes (32%) do que as mulheres (20%).

Os adultos mais jovens também estão quase duas vezes mais dispostos a compartilhar sua escova de dentes (55%) em comparação com seus pais (30%) e cerca de quatro vezes mais abertos a fazê-lo do que seus avós (13%).

Embora possa parecer um gesto gentil compartilhar sua escova de dentes, não é realmente uma boa ideia. Compartilhar uma escova de dentes deixa você suscetível a todos os tipos de problemas de saúde bucal. Só porque você beija um parceiro ou ocasionalmente compartilha um garfo ou colher durante as refeições com ele, não justifica compartilhar a escova de dentes.

Isso ocorre porque a escovação às vezes faz com que as gengivas sangrem, o que expõe todos com quem você compartilha sua escova de dentes a doenças da corrente sanguínea. Isso significa que, ao compartilhar uma escova de dentes, você também pode compartilhar sangue, o que é muito mais arriscado do que apenas trocar saliva.

Existem muitas centenas de bactérias e vírus diferentes em nossas bocas e as pessoas que compartilham uma escova de dentes podem transmiti-los a outras pessoas. Embora isso possa ser algo relativamente inofensivo, como um resfriado comum ou afta, se a pessoa com quem você está compartilhando estiver infectada com hepatite B ou HIV, isso também pode ser transmitido pela escova de dentes, com graves consequências para a saúde.

A boca abriga centenas de diferentes tipos de bactérias, que podem ser facilmente transferidas de uma pessoa para outra. Você pode controlar isso usando apenas sua própria escova de dentes. Ao evitar o uso de escovas de dentes de outras pessoas, você evitará a mistura de bactérias e placa. Isso protegerá a sua saúde e a dos outros.