Obesidade aumenta o risco de doenças nas gengivas

As descobertas podem melhorar a compreensão de doenças inflamatórias crônicas relacionadas aos ossos que se desenvolvem junto com a obesidade, como doenças gengivais, artrite e osteoporose

A inflamação crônica causada pela obesidade pode desencadear o desenvolvimento de células que quebram o tecido ósseo, incluindo o osso que mantém os dentes no lugar, de acordo com uma nova pesquisa da University at Buffalo que buscou melhorar a compreensão da conexão entre obesidade e doenças gengivais.

O estudo, concluído em um modelo animal e publicado no Journal of Dental Research , descobriu que a inflamação excessiva resultante da obesidade aumenta o número de células supressoras derivadas de mieloide (MDSC), um grupo de células imunológicas que aumentam durante a doença para regular função imune.

A perda óssea é o principal sintoma da doença gengival e pode levar à perda do dente. Também conhecida como doença periodontal, a doença gengival afeta mais de 47% dos adultos com 30 anos ou mais, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

As descobertas podem lançar mais luz sobre os mecanismos por trás de outras doenças inflamatórias crônicas relacionadas aos ossos que se desenvolvem simultaneamente com a obesidade, como artrite e osteoporose.

1 visualização0 comentário