O sal pode danificar seus dentes?

Atualizado: 21 de jun. de 2023

Embora o efeito direto do sal na cárie dentária seja discutível, com enxaguamentos de sal realmente úteis para a limpeza da boca e acalmando certos tipos de dor, há consenso de que os alimentos com alto teor de sódio podem aumentar o risco de cáries e outros problemas.

Aqui está um olhar sobre o sal e os riscos que a alta ingestão pode representar para a nossa saúde bucal:

Alimentos salgados com alto teor de sal favorecem a formação de bactérias orais.

Durante o dia, quem não gosta de lanchar? No entanto, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, alimentos com alto teor de sal são geralmente carboidratos processados, como lanches pré-embalados. Esses alimentos ricos em carboidratos promovem a produção oral de bactérias e ácidos na boca. A acumulação de placas ao longo do dia permite que as bactérias adiram às superfícies dos dentes, danificando o esmalte e a gengiva ao longo do tempo.

Só porque não é doce não significa que seja bom para seus dentes.

Escolher alimentos salgados no lugar de doces não necessariamente protege sua saúde bucal. Pão, pizza e massa podem representar um risco para os dentes. Eles caem na categoria de carboidratos e também tem normalmente um alto teor de sal. Eles são convertidos em açúcares pelas enzimas digestivas da sua boca. Se não for escovado, afastado rapidamente das superfícies dos dentes, tornam-se culpados comuns pela cárie dentária.

Muito sódio pode potencialmente enfraquecer os dentes e os ossos.

Dentes, como ossos, dependem de cálcio para se manterem fortes. Dietas com alto teor de sal aumentam a quantidade de cálcio perdido através da urina ao longo do dia. Esta perda de cálcio pode danificar os dentes e até aumentar o risco de osteoporose.

Em suma, a ingestão mais baixa de sódio é melhor para a sua saúde geral, também! Diminuição do risco de ataque cardíaco, pressão alta e acidente vascular cerebral são todos os benefícios potenciais. Uma dieta mais baixa em sal ajudará a proteger contra a desidratação e até diminuirá efeitos corporais indesejáveis ​​como retenção de água e inchaço.

Para obter mais informações sobre a sua saúde bucal, incluindo dicas rápidas e fáceis sobre clareamento, faça o download do nosso ebook gratuito UM SORRISO BRILHANTE É SEU MELHOR ACESSÓRIO ou, venha nos conhecer na Clinica Kreativ! Se você está procurando um dentista em Belém que se preocupa com o seu conforto, saúde geral e um sorriso perfeito, FALE CONOSCO AGORA. www.clinicakreativ.com.br

5.078 visualizações0 comentário