O que comer para manter a saúde bucal?

Todo mundo sabe que a dieta e a nutrição são essenciais para a saúde geral. O fato é que, no entanto, sua saúde bucal é igualmente dependente e afetada pela nutrição. É claro que há alimentos a serem evitados por sua saúde bucal, como aqueles que são carregados com açúcar ou altamente ácidos. Mas também há alimentos, especificamente certas frutas e legumes, que são bons para os dentes e gengivas.

alimentos para saude bucal

Frutas cítricas

Frutas cítricas, como laranjas, abacaxis e tomates, são repletas de vitamina C, que é essencial para a saúde de suas gengivas. Sem quantidade suficiente de vitamina C, as gengivas podem tornar-se insalubres e até mesmo sangrar, um sinal precoce de doença gengival.

Eventualmente, gengivas insalubres podem levar à perda do dente, por isso não deixe de incluir muitas frutas cítricas frescas para gengivas saudáveis ​​e dentes estáveis.

Frutas Ricas em Fibra

Quando você mastiga frutas com alto teor de fibras, a salivação aumenta para ajudar a lavar os restos de alimentos e bactérias que podem ser prejudiciais aos dentes e gengivas. Algumas dessas frutas frescas são maçãs, laranjas, peras e melancias. Este aumento na saliva reduz o nível de ácido na boca e ajuda a evitar a boca seca, o que torna os dentes mais vulneráveis ​​à cárie. Além disso, ao mastigar frutas ricas em fibras, você também está massageando suas gengivas.

Legumes duros constroem dentes fortes

Comer vegetais duros e fibrosos, como cenoura e aipo, fornecem ao corpo uma boa fonte de betacaroteno. Seu corpo precisa de beta-caroteno para produzir vitamina A, que é um nutriente vital para a construção de dentes fortes. Estes e outros legumes duros também massageiam as suas gengivas enquanto mastiga. E o teor de água nesses vegetais limpa seus dentes e gengivas.

Cebolas

As cebolas são ótimas para a saúde bucal, porque contêm compostos antibacterianos de enxofre. Estes compostos antibacterianos ajudam a matar as bactérias que podem levar à cárie dentária e doenças nas gengivas. E, claro, eles são mais fortes quando ingeridos frescos e crus, E não se esqueça de escovar os dentes ou enxaguar com um enxaguante bucal refrescante depois de aumentar sua saúde bucal com as cebolas!