Infecções dentárias ocultas aumentam o risco de doença cardíaca em quase três vezes

Infecções dentárias não detectadas podem aumentar o risco de doença cardíaca em quase três vezes, de acordo com uma nova pesquisa.

doença cardiaca e saude bucal

O estudo, publicado no Journal of Dental Research, descobriu que pessoas com infecções dentárias não tratadas têm 2,7 vezes mais chances de ter problemas cardiovasculares, como doença arterial coronariana, do que pacientes que tiveram tratamento de infecções dentárias.

As doenças cardiovasculares causam cerca de 30% de todas as mortes em todo o mundo, por isso a instituição de saúde pública Oral Health Foundation quer incentivar consultas mais regulares ao dentista, especialmente se estivermos sentindo dor de dente, sensibilidade ou sangramento nas gengivas.

Esta pesquisa é muito preocupante, pois as infecções dentárias são inicialmente causadas pela cárie dentária que é desencadeada por rotinas de higiene oral precárias e uma dieta rica em açúcar.

Os principais sinais de infecção de raiz (geralmente conhecido como abscesso dentário) incluem dor, muitas vezes ao morder o dente e às vezes inchaço. O dente também pode ficar descolorido. Mas às vezes a infecção não se apresenta imediatamente com esses sintomas e pode não detectada por algum tempo.

Felizmente, manter uma boa saúde bucal básica e reduzir o risco é muito fácil. Escovar os dentes pela última vez à noite e pelo menos uma outra vez durante o dia com creme dental com flúor; ​​reduzir a quantidade de alimentos e bebidas açucarados e visitar nosso dentista regularmente, pode ajudar a prevenir doenças, não apenas na boca, mas em todo o corpo.

Além de cuidar de sua saúde bucal, a prevenção de doenças na gengiva pode ser estimulada por uma dieta saudável, controle de peso, exercícios e não fumar.

Infecções ocorrem quando a cárie atinge o centro do dente, a polpa dentária e quando o dente morre as bactérias se espalham para além do final da raiz e pode entrar na corrente sanguínea. Tratamento para isso seria geralmente um tratamento de canal para remover todo o tecido infectado e impedir a propagação de bactérias.

Essas novas descobertas se somam aos vínculos existentes entre doença gengival e doença cardiovascular. Já foi estabelecido anteriormente que pessoas com doença gengival são quase duas vezes mais propensas a desenvolver doenças cardíacas do que pessoas sem doença gengival, o que torna a necessidade de uma boa higiene bucal ainda mais importante.

Nos últimos anos, problemas na boca também foram associados a outras doenças graves, como diabetes, doença de Alzheimer e problemas de gravidez, por isso é vital que consideremos nossa saúde bucal como uma prioridade.