Estudo aponta que as chances de pegar COVID no consultório dentista são muito baixas.

Você precisa ter seus dentes limpos ou tratar uma carie?

O tratamento odontológico não colocará você em risco de contrair COVID-19, afirma um novo estudo publicado no Journal of Dental Research.

“A limpeza dos dentes não aumenta o risco de infecção por COVID-19 mais do que beber um copo de água", disse a autora principal Purnima Kumar, professora de periodontologia da Ohio State University em Columbus.

Como o COVID-19 se espalha principalmente por gotículas transportadas pelo ar, o medo de que a saliva liberada durante um procedimento odontológico pudesse espalhar o vírus persistiu durante toda a pandemia .

Para o estudo, a equipe de Kumar analisou a composição genética de organismos encontrados em amostras de ar durante uma série de procedimentos odontológicos.

Conclusão: solução de água de ferramentas de irrigação - não saliva - foi a principal fonte de qualquer bactéria ou vírus nos respingos e jatos da boca dos pacientes.

Mesmo quando baixos níveis do vírus SARS-CoV-2 foram encontrados na saliva de pacientes assintomáticos, os aerossóis gerados durante o trabalho odontológico não mostraram sinais do coronavírus, descobriu a pesquisa.

Essas descobertas devem ajudar a abrir os consultórios seguros sobre o ambiente para que os pacientes possam ter seus problemas bucais e dentários tratados com segurança – “há muitas evidências emergentes de que se você tem problemas de saúde bucal, você é mais suscetível para COVID ", disse Kumar em um comunicado à imprensa da universidade.

Quando são feitos procedimentos, é a água do equipamento ultrassônico que está causando a presença de bactérias. Não é a saliva. Portanto, o risco de propagação de infecções não é alto.

No entanto, não devemos perder de vista o fato de que esse vírus se espalha por meio de aerossol, e falar, tossir ou espirrar em qualquer ambiente fechado ainda pode representar um alto risco de transmissão de doenças.