Esqueceu do fio dental? Você pode estar colocando sua saúde em grave risco

O uso do fio dental é uma parte frequentemente negligenciada, mas vital do cuidado bucal. Comparado ao escovar os dentes e usar o enxaguatório bucal, romper um pedaço de fio e esfregar entre os dentes parece um incômodo.

sensisilidade nos dentes

A boca humana está cheia de bactérias - bactérias que devem ser mantidas sob controle por um pouco de pasta de dente e enxaguatório bucal, certo? Não. O fio dental não cuida apenas dos dentes, ele também mantém a saúde das suas gengivas. As gengivas que estão em forma menos do que estelar são mais suscetíveis à gengivite, que por sua vez colocam as gengivas em maior risco de periodontite, uma grave infecção da gengiva que pode traumatizar o tecido gengival e causar quebra dos dentes. Além disso a periodontite é uma condição associada a doenças mais graves:

• Diabetes - Esta doença tem sido estabelecida como a doença que coloca as pessoas em maior risco de desenvolver infecções bacterianas. No entanto, os pesquisadores de um estudo de 2012 descobriram que a periodontite pode realmente piorar os efeitos da diabetes. Os pacientes que sofreram diabetes e periodontite severa tiveram maior dificuldade em administrar seus níveis de açúcar no sangue. Na verdade, os pesquisadores desse estudo continuaram a afirmar que a terapia periodontal entre pacientes diabéticos resultou em níveis melhores de açúcar no sangue.

• Doença cardíaca - Infecções orais crônicas podem estimular o desenvolvimento de coágulos sanguíneos e artérias entupidas. Essas bactérias orais podem causar uma reação em cadeia mortal: as bactérias orais produzem substâncias que podem entrar na corrente sanguínea; Uma vez na corrente sanguínea, essas substâncias podem provocar uma acumulação de depósitos arteriais, que então se tornam artérias entupidas.

• Doenças respiratórias - Pessoas que lidam com doença periodontal são aquelas cujas bocas muitas vezes se tornaram áreas de reprodução para bactérias nocivas. Quando inalado, as bactérias podem entrar no pulmão antes que o sistema imunológico as remova. Na verdade, pesquisadores de um estudo de 1996 descobriram que uma má saúde bucal pode levar a doenças respiratórias que incluem, mas não estão limitadas a pneumonia, bronquite crônica e enfisema; Da mesma forma, um estudo de 2011 descobriu que a doença periodontal era um fator de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

• Infecções - Similar ao risco de doença cardíaca, bactérias periodontais que entraram na corrente sanguínea podem causar outros problemas. Para pacientes com válvulas cardíacas artificiais, a infecção pode se tornar fatal, a menos que seja tratado com antibióticos.

Por que correr o risco? Faça do fio dental um hábito diário. Tudo o que é necessário são alguns minutos do seu tempo para manter seu corpo inteiro saudável.

Quanto a como usar fio dental, aqui está um guia fácil, passo a passo, demonstrando o caminho certo para a higiene bucal:

• Deslize 40 cm de fio dental e envolva a maioria sobre os dois dedos do meio.

• Aperte o fio dental entre o polegar e os dedos inferiores.

• Guie o fio dental entre os dentes em um movimento gentil e esfregando. Mova o floss para cima e para baixo, longe das gengivas, no lado do dente. Lembre-se de que suas gengivas são delicadas, então tenha cuidado para não encaixar o fio dental contra as gengivas.

• Repita para o resto dos seus dentes.

• Descarte o fio dental depois de terminar.

Isso é tudo. O fio dental é simples, mas eficaz e benéfico quando aliado a escovação dos dentes e gargarejo com enxaguatório bucal.

Para obter mais informações sobre a sua saúde bucal, incluindo dicas rápidas e fáceis sobre clareamento, faça o download do nosso ebook gratuito UM SORRISO BRILHANTE É SEU MELHOR ACESSÓRIO ou, venha nos conhecer na Clinica Kreativ! Se você está procurando um dentista em Belém que se preocupa com o seu conforto, saúde geral e um sorriso perfeito, FALE CONOSCO AGORA. www.clinicakreativ.com.br