Enxaguatórios bucais podem reduzir o risco de transmissão do coronavírus

Os vírus Sars-Cov-2 podem ser inativados usando alguns anti-sépticos bucais disponíveis no mercado. Isso foi demonstrado em experimentos de cultura de células por virologistas da Ruhr-Universität Bochum juntamente com colegas de Jena, Ulm, Duisburg-Essen, Nuremberg e Bremen.

Cargas virais elevadas podem ser detectadas na cavidade oral e na garganta de alguns pacientes com Covid-19. O uso de enxaguatórios bucais eficazes contra o Sars-Cov-2 poderia, portanto, ajudar a reduzir a carga viral e, possivelmente, o risco de transmissão do coronavírus em curto prazo. Isso pode ser útil, por exemplo, antes de tratamentos dentários. No entanto, enxágues bucais não são adequados para tratar infecções por Covid-19 ou para se proteger contra a infecção do vírus.

Os resultados do estudo são descritos pela equipe chefiada por Toni Meister, Professora Stephanie Pfänder e Professor Eike Steinmann do grupo de pesquisa em Virologia Molecular e Médica de Bochum no Journal of Infectious Diseases, publicado online em 29 de julho de 2020. Uma revisão de resultados laboratoriais em ensaios clínicos está pendente.

Os pesquisadores testaram oito enxaguatórios bucais com diferentes ingredientes que estão disponíveis em farmácias ou drogarias na Alemanha.

Todas as preparações testadas reduziram o título inicial do vírus. Três bochechos reduziram a tal ponto que nenhum vírus foi detectado após um tempo de exposição de 30 segundos. Se esse efeito é confirmado na prática clínica e por quanto tempo ele dura devem ser investigados em estudos adicionais.

Os autores apontam que enxaguatórios bucais não são adequados para o tratamento de Covid-19. "Gargarejo com enxaguatório bucal não pode inibir a produção de vírus nas células", explica Toni Meister, "mas pode reduzir a carga viral em curto prazo de onde vem o maior potencial de infecção, ou seja, na cavidade oral e na garganta - e isso pode ser útil em certas situações, como no dentista ou durante o atendimento médico de pacientes com Covid-19. "

Estudos semelhantes já estão em andamento em San Francisco; a equipe de Bochum está em contato com os pesquisadores americanos.