Boca saudável = coração saudável?

Nossos corpos são ecossistemas onde uma mudança em uma área afeta outras áreas. Essa conexão está se tornando mais clara à medida que os cientistas continuam examinando as ligações entre saúde bucal e saúde cardiovascular. Estudos recentes sugerem que cuidar da gengiva através de uma ótima higiene bucal pode reduzir o risco de um ataque cardíaco ou derrame!

clareamento dental

Ligações importantes entre a saúde da gengiva e a saúde do coração:

A inflamação causada pela doença da gengiva pode contribuir para um aumento do risco de problemas cardíacos. A boca é a porta de entrada para o corpo, e as gengivas que estão infectadas ou com sangramento fornecem acesso fácil para as bactérias entrarem na corrente sanguínea.

Uma vez dentro, certos tipos de bactérias causam uma inflamação de baixo nível nos vasos sanguíneos, sem causar uma infecção no sangue total. Por causa disso, o tratamento é muito difícil depois que as bactérias se estabelecem. A constante inflamação de baixo nível pode induzir a aterosclerose - o endurecimento das paredes arteriais - e levar a bloqueios.

Além da dieta e do exercício, é difícil saber o que fazer para evitar doenças cardíacas. No entanto, a doença da gengiva e a cárie dentária são completamente evitáveis!

• Escove duas vezes por dia durante dois minutos, massageando suavemente as gengivas.

• Fio dental uma vez por dia.

• Escovar ou enxaguar com água depois de comer ou beber.

• Não deixa de fazer suas limpezas regulares e check-ups com seu dentista.

Como esses estudos continuam, é provável que mais evidências sejam encontradas ligando doenças às gengivas e doenças cardíacas. Enquanto isso, já existem razões suficientes para cuidar da sua saúde bucal!

Estabelecer bons hábitos de higiene dental agora e aderir a eles ajudará a prevenir a cárie dentária, doenças gengivais e uma série de outros problemas.

Fique saudável para as pessoas que você ama.