Goma de Mascar x Fio Dental: o que realmente funciona?

Ouvimos o pedido sempre que visitamos o nosso dentista: fio dental para manter sua boca saudável e suas gengivas fortes. Mas e se nós mascarmos chiclete? É tão eficaz quanto o fio dental? Isso significa que podemos abandoná-lo e manter nossos ótimos sorrisos?

Bem, a resposta é sim e não. Aqui estão os fatos sobre goma de mascar versus fio dental e qual realmente funciona para manter sua boca mais saudável.

Um estudo recente publicado no The Netherlands’ journal Plos One , revelou que há benefícios para a goma de mascar - por apenas 10 minutos. Após esse período de tempo, os benefícios diminuem. Em poucas palavras, o estudo mostrou que a goma de hortelã captura e, em seguida, remove até 100 milhões de bactérias dentro da boca quando mastigadas por até 10 minutos. E em um experimento paralelo, a pesquisa demonstrou que o uso do fio dental removeu uma quantidade de bactérias bastante semelhante à quantidade removida pelo mastigação de goma de hortelã até 10 minutos.

Parece um empate, certo? Não tão rápido.

Um olhar mais atento sobre os detalhes

Os dentistas pesaram sobre os prós e os contras de mascar chiclete versus fio dental e concluíram que, embora mastigar chiclete sem açúcar seja benéfico, os benefícios do uso de fio dental são muito maiores.

Aqui estão algumas palavras de cautela:

§ Se você não pode usar fio dental após uma refeição, mascar chiclete sem açúcar é um bom substituto e certamente melhor do que não fazer nada para remover o acúmulo de bactérias.

§ Mascar chiclete simplesmente não atinge todas as partes da sua boca. Nós tendemos a mastigar de um lado utilizando os dentes na parte de trás. Somente técnicas adequadas de fio dental podem remover o acúmulo de bactérias de cada parte da boca.

§ O tipo de goma que você mastiga importa. É melhor escolher uma goma de hortelã sem açúcar. Gomas de mascar que contém xilitol, um tipo de adoçante que age para evitar o aumento de bactérias, é bom para mastigar.

Por que morder a gengiva? A resposta é prevenção

Acontece que mastigar chiclete sem açúcar durante alguns minutos ajuda a prevenir a placa e aumentar o fluxo de saliva - o que funciona para prevenir a formação de caries e doenças das gengivas.

Mas a conclusão é que os dentistas estavam certos o tempo todo. É melhor usar fio dental regularmente. Quando isso não é possivel, no entanto, mascar chicltte sem açucar também funciona. É uma ótima notícia para manter seu sorriso brilhante.

Para obter mais informações sobre a sua saúde bucal, incluindo dicas rápidas e fáceis sobre clareamento, faça o download do nosso ebook gratuito UM SORRISO BRILHANTE É SEU MELHOR ACESSÓRIO ou, venha nos conhecer na Clinica Kreativ! Se você está procurando um dentista em Belém que se preocupa com o seu conforto, saúde geral e um sorriso perfeito, FALE CONOSCO AGORA. www.clinicakreativ.com.br