Tartarectomia

A placa bacteriana, ou biofilme, também referida como placa dental, é o acúmulo de bactérias da flora bucal sobre a superfície dos dentes e que é o fator determinante para que ocorra a cárie e a doença periodontal. Esse acúmulo é mais intenso nos locais onde a higiene bucal não está sendo feita de maneira adequada. Dentre os vários tipos de microrganismos presentes na placa, destaca-se o Streptococcus mutans. Este grupo de bactérias é capaz de resistir a um ambiente ácido, comum na boca de quem consome açúcar com muita frequência, o que a favorece em uma competição com as demais bactérias que vivem na placa. O Streptococcus mutans metaboliza o açúcar consumido e produz ácidos que agem na estrutura mineral do dente, destruindo-a e formando cavidades chamadas cáries. A placa bacteriana é um meio biofilme ainda não mineralizado, mas com o decorrer do tempo, do metabolismo microbiano e alguns fatores ligados a gás carbônico, este biofilme se mineraliza aos poucos, tornando-se um cálculo dentário, também chamado de tártaro. Enquanto placa bacteriana, é possível removê-la com uma técnica de escovagem adequada e frequente, mas ao estar mineralizada, somente com instrumentos afiados para removê-la, a técnica da tartarectomia. A tartarectomia é um procedimento para remoção dos tártaros, com aparelho de ultra-som ou cureta. Através deste procedimento é possível remover totalmente os tártaros dentários, evitando assim a doença periodontal e conseqüente perda dos dentes. A freqüência com que esta limpeza deve ser realizada é em média de uma a duas vezes ao ano. O tártaro dentário causa um processo inflamatório periodontal (periodontite) que leva ao aparecimento de mau hálito, que normalmente é a queixa principal do paciente; gengivites; retração gengival; exposição das raízes dos dentes e que se não tratados provocarão o amolecimento e perda dentária, além de alterações em outros órgãos como rins, fígado e coração.

Nosso blog possui vários post sobre essa especialidade que podem lhe interessar.