Profilaxia

A profilaxia dental, também chamada de limpeza dental profissional feita em consultório odontológico é um procedimento fundamental para manutenção da saúde e beleza dos dentes e gengivas. Isso porque mesmo com os cuidados diários (como correta escovação e uso regular de fio dental e enxaguantes antissépticos), podem haver pontos de acúmulo de placa bacteriana e tártaro que podem passar despercebidos aos olhos de um leigo.

Através desse procedimento o cirurgião dentista remove o cálculo (tártaro) e o biofilme (placa bacteriana). O cálculo (tártaro) é removido através de aparelho de ultrassom e curetas (instrumentos para raspagem). O biofilme (placa bacteriana) é removido com jato de água+ar+bicarbonato.

A má higienização oral pode desencadear a formação de placa bacteriana (biofilme). Como o próprio nome diz, há presença biológica nessa formação, que em atividade, libera toxinas que geram irritação e inflamação das gengivas, alem de causar mau hálito. O estágio mais avançado do acúmulo de placa bacteriana é quando ela se torna endurecida, conhecido como tártaro (cálculo). Nessa fase, as toxinas causam gengivite. As gengivas podem sangrar com frequência, espontaneamente ou não, e se tornam frouxas (ficam afastadas dos dentes e surgem bolsas).

A atividade bacteriana dentro desses espaços reabsorve o osso responsável pela sustentação dos dentes e deteriora as gengivas. Os dentes podem ficar móveis ou até mesmo cair. O acúmulo do tártaro também influência negativamente na estética do sorriso, porque sua coloração amarelada destoa com o tom natural dos dentes. Em média, recomenda-se o procedimento a cada 6 meses. Mas há pessoas que precisarão de prazos menores (a cada 3 meses ou até mensalmente), e algumas poucas pessoas poderão realizar o procedimento uma vez por ano. Ainda não fez sua profilaxia? Agende uma consulta.

Nosso blog possui vários post sobre essa especialidade que podem lhe interessar.