Endodontia

É a especialidade que cuida das infecções e inflamações dos tecidos internos do dente (tecidos pulpares). Removendo a polpa dental inflamada ou mortificada, a limpeza e desinfecção do canal e a obturação do mesmo, vedando totalmente o espaço vazio ocupado anteriormente pela polpa dentária.

A endodontia (conhecida também, popularmente, como tratamento de canal) é a remoção da polpa dental (através de limas específicas) e, em seguida, o vedamento do canal com materiais também específicos.

É realizada quando apresenta inflamação ou infecção na polpa (nervo do dente), o que pode gerar uma forte dor no dente ou nos tecidos próximos a ele. Se o canal não for realizado quando necessário, consequências mais sérias poderão acontecer, como reabsorção do osso que suporta o dente.

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.

Se você sente sensibilidade e dor constante nos dentes pode ser que necessite de tratamento de canal. Consulte-nos.

Nosso blog possui vários post sobre essa especialidade que podem lhe interessar.